Brake Boost

Nesta reportagem iremos abordar o que é o Brake Boost, uma técnica de pilotagem que faz muita diferença no desempenho dos veículos equipados com Turbocompressor e que vêm ganhando muitos adeptos devido sua eficácia. Também iremos tentar explicar a maneira correta de fazê-lo e expor os principais riscos envolvidos em sua execução.

O que é Brake Boost

O Brake Boost é uma técnica de pilotagem desenvolvida para minimizar o Lag do Turbocompressor e ajudar no desempenho de uma aceleração em movimento.

A idéia principal consiste em utilizar o freio do veículo para aumentar a carga do motor e ajudar a turbina a carregar pressão sem precisar aumentar a rotação do motor e a velocidade do veículo.

Desta forma, é possível obter uma Performance muito superior em uma aceleração quando o carro já está movimento, pois não haverá nenhum Turbo Lag (tempo até a turbina atingir sua pressão de trabalho).

Utilze o freio do veículo para aumentar a carga do motor e ajudar a turbina a carregar pressão sem precisar aumentar a rotação e a velocidade do veículo.

Como utilizar?

Com o veículo em movimento e à uma velocidade constante, pressione suavemente o pedal do freio com o pé esquerdo e o pedal do acelerador com o pé direito, de forma que a velocidade do veículo se mantenha constante e você comece a ouvir a turbina do veículo assoviar. Gradativamente, aumente a pressão sobre os pedais do freio e do acelerador simultaneamente, de maneira que a velocidade se mantenha constante e a pressão da turbina aumente cada vez mais. Neste ponto, basta soltar o pedal do freio e observar o carro largar muito forte devido a turbina cheia.

Riscos.

Este procedimento acelera o desgaste dos componentes mecânicos do motor, freio e transmissão. Pois o motor estará gerando muito mais torque e o veículo estará sendo segurado pelo freio. Tudo vai ser muito mais exigido: discos de freio, pastilhas de freio, eixos de transmissão, embreagens, câmbio e o próprio motor. Quanto maior a intensidade, duração e frequência do Brake Boost, maior o desgaste mecânico dos componentes.

Reprogramação de ECU:

Originalmente o veículo desabilita o pedal do acelerador enquanto o pedal do freio é acionado. A reprogramação de ECU Armada Performance possui a funcionalidade opcional de habilitar o Brake Boost. Esta é mais uma das funções que desenvolvemos com o intuito de deixar o veículo mais rápido em diversas situações, que pode ser a diferença entre andar na frente ou atrás de outros concorrentes.

A Armada Performance possui os equipamentos e o Know-How para reprogramar ou calibrar em tempo real a maioria das ECUs disponíveis no mercado. Utilizamos um dinamômetro de chassis para simular as condições de funcionamento do veículo na rua, assim podemos desenvolver um produto que supere as expectativas dos consumidores em todas as situações de uso.

Se você deseja saber mais detalhes sobre a nossa reprogramação de ECU ou sobre os resultados que conseguimos no seu veículo, entre em contato conosco, será um prazer recebê-lo e esclarecer todas as suas dúvidas.