Alta Octanagem

Hoje em dia temos à nossa disposição diversas opções de combustível, com octanagens e preços variados.

Sempre recomendamos aos nossos clientes utilizar o combustível com a maior octanagem possível e abastecer sempre em um posto de confiança, pois isso faz toda a diferença no desempenho do veículo reprogramado.

Quanto maior a octanagem do combustível, maior sua resistência à compressão e à pré-detonação. Ou seja, pode se comprimir mais a mistura ar-combustível antes da vela dar a centelha sem que a mistura entre em combustão espontânea. Desta forma a explosão dentro da câmara de combustão gera muito mais energia e empurra o pistão para baixo com mais força, gerando maior torque e mais potência.

Por que não usar combustível de baixa qualidade?

Um combustível adulterado possui solventes e outros componentes químicos que não são perfeitamente queimados durante a explosão da mistura ar e combustível. Estes resíduos se acumulam na parte interna do motor e no longo prazo causam a carbonização das válvulas, cabeçote, coletores, bicos injetores, etc. Isto gera uma condição crítica de funcionamento, com uma enorme propensão à pré-detonação.

Nesta situação, nós não podemos abusar do aumento de pressão de trabalho da turbina e do avanço de ignição para ganhar potência, pois estaríamos trabalhando em uma zona crítica de risco. É por isso que a potência entre os carros varia tanto.

Um combustível adulterado possui solventes e outros componentes químicos que não são perfeitamente queimados durante a explosão da mistura ar e combustível.

Mais potência e torque em todas as situações

Com o uso contínuo de um combustível de alta octanagem e de boa qualidade, a situação se inverte: Não há acúmulo de resíduos na parte interna do motor e o combustível aguenta muita compressão, por isso podemos ajustar o carro para trabalhar com uma pressão de turbina mais alta com uma curva de avanço de ignição mais agressiva. Que resulta em maior potência e torque em todas as situações.

Teste: Gasolina Comum x Gasolina Podium

Para provar a diferença de desempenho que um bom combustível faz, pegamos o mesmo carro (Golf Gti Mk7) e fizemos 2 acertos diferentes, buscando o limite de desempenho sem entrar na zona de risco em cada situação: Primeiro com Gasolina Comum e depois com Gasolina Podium.

No gráfico abaixo é possível notar a diferença, que chega até a 22whp em alguns pontos. Além da maior potência, o carro trabalha sem corrigir nenhum parâmetro, o que garante maior segurança ao motor.

Reprogramação de ECU

Antes de fazer a reprogramação de ECU em seu carro, tenha em mente que o resultado final está totalmente relacionado com a qualidade do combustível utilizado e o estado mecânico do seu veículo.

Não adianta utilizar uma calibração de ECU que excede os limites de segurança, pois colocará o seu carro em uma situação de maior risco e menor desempenho real.

A Armada Performance possui os equipamentos e o Know-How para reprogramar ou calibrar em tempo real a maioria das ECUs disponíveis no mercado. Utilizamos um dinamômetro de chassis para simular as condições de funcionamento do veículo na rua, assim podemos desenvolver um produto que supere as expectativas dos consumidores em todas as situações de uso.

Se você deseja saber mais detalhes sobre a nossa reprogramação de ECU ou sobre os resultados que conseguimos no seu veículo, entre em contato conosco, será um prazer recebê-lo e esclarecer todas as suas dúvidas.